Young Beautiful Woman In An Acupuncture Therapy In A Spa Center
img-acupuntura-3

O que você precisa saber sobre Acupuntura.

1. O que é acupuntura?

Originária da China, a acupuntura é um método terapêutico que se caracteriza pela inserção de agulhas na superfície corporal, para tratar doenças e promover a saúde. Ela é reconhecida como especialidade médica desde 1995, pelo Conselho Federal de Medicina.

2. Como funciona?

Graças às pesquisas científicas realizadas nos últimos cinquenta anos, tanto na China como no Ocidente, os efeitos da Acupuntura vêm sendo desvendados. Seu mecanismo de ação tem sido demosnstrado à luz da ciência atual, tendo bases fisiológicas. A inserção da agulha de Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente os músculos. A “mensagem” gerada por esses estímulos segue pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central Medula e cérebro). Ai, deflagra a liberação de diversas substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, desencadeando uma série de efeitos importantes, tais como, analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular, além da ação moduladora sobre as emoções, o sistema endócrino e imunológico e sobre várias outras funções orgânicas.

3. Quais são as indicações?

O campo de atuação da Acupuntura é amplo, devido à sua própria natureza e mecanismos de ação, pois ao estimular o sistema nervoso, regula e harmoniza o funcionamento do organismo como um todo. Tanto nas pesquisas clínicas como na prática diária, tem-se observado uma grande eficácia no tratamento de inúmeras doenças e disfunções orgânicas: neurológicas, psiquiátricas, ortopédicas, respiratórias, reumatológicas, digestivas, entre outras. Diante disso, a própria Organização Mundial de Saúde (OMS) relacionou todas das doenças tratáveis pela Acupuntura. Inúmeros estudos científicos, realizados em todo o mundo, têm acrescido constantemente mais ítens a esta lista de indicações.
img-acupuntura-regiao-cervical

REGIÃO CERVICAL, OMBROS E MEMBROS SUPERIORES

Doenças ou sintomas

Efeitos prováveis e comprovados

Dor muscular

dor decorrente de traumatismo esportivo, por erro de postura e/ou tensão emocional. Exemplo: dor no trapézio e distensão muscular.

Cervicalgia

Dor do ombro

Tendinite (LER/DORT)

Epicondilite lateral e medial

Ombro congelado

Lombalgia aguda

Dor ciática

Espondilite anquilosante

Aumento do limiar da dor, analgésico, relaxamento muscular e redução da inflamação.
Analgésico, relaxamento muscular e anti inflamatório.
img-acupuntura-lambar

MEMBROS INFERIORES

Doenças ou sintomas

Efeitos prováveis e comprovados

Tendinite patelar

Bursite patelar

Osteoartrose de joelho

Distensão (entorse) do tornozelo

Sinovite/tendinite do tornozelo

Fasciíte plantar

Dor no pé

Analgésico, relaxamento muscular e anti inflamatório.

Outras indicações

REUMATOLOGIA

CEFALÉIA (dor de cabeça)

APARELHO URINÁRIO